terça-feira, fevereiro 21, 2006

Habitar uma estrela, enfim, uma realidade!

Para os amantes da astronomia, enfim boas notícias. Uma equipa de astrónomos norte-americanos apresentou uma lista das dez estrelas com maior probabilidade de terem em órbita planetas com vida inteligente.

À primeira vista pode parecer irrelevante, não fosse o facto de a Epsilon Eridani, uma das dez estrelas apontadas, estar somente a 10,5 anos-luz da Terra.

Ou seja, das 19 mil estrelas com condições para incluirem planetas habitados por extraterrestres, a Epsilon Eridani pode conter, por detrás do brilho celeste e virginal, vários seres amistosos, ou não, prontos para coabitarem com os humanos.

Cinco dessas dez estrelas vão ser alvo de uma "inspecção" rigorosa e detalhada por parte SETI e as restantes vão ser investigadas a fundo pela NASA Terrestrial Planet Finder.

Se outras civilizações extraterrestres tentarem comunicar conosco através de sinais de rádio, vamos finalmente transformar a ficção em realidade.

Talvez a notícia possa assustar muitas pessoas que, ao serem confrontadas com a possilbidade de não estarem sozinhas no "mundo", temam pela supremacia terrestre face a entidades dotadas de inteligência superior. Ou talvez não. No entanto, animem-se os que sonham viajar além fronteiras, no sentido literal, e partirem em busca de uma estrela que possam habitar e conviver com criaturas interessantes e bizarras! A oportunidade está cada vez mais próxima.

Claro que a minha imaginação também está a anos-luz da realidade. Embora vontade não me falte de viajar rumo a uma estrela "cadente" e habitar, até ao limite da minha mortalidade, um planeta depositado sobre umd os mais belos corpos celestes.

Aventurem-se pelo espaço e pela magia do desconhecido!

http://www.publico.pt

1 Comments:

At 1:52 AM, Blogger Pall Mall said...

Só para te lembrar: o artigo do Público foi escrito pelo JP!...

 

Postar um comentário

<< Home